quinta-feira, 15 de março de 2012

Parque quê?

Declaração prévia por causa das tosses:
1. Acho o actual governo muito mau.
2. Acho que o anterior governo foi igualmente mau.
3. É possível que o actual governo faça, lá de vez em quando, uma coisa boa.
4. O anterior governo deve ter feito algumas coisas boas, lá de vez em quando.

Coisa em si:
Acho - isto é uma opinião pessoal, que desejo fervorosamente que esteja errada -  que a Parque Escolar (que foi criada pelo anteiror governo) foi criada com o único fito de, mais tarde ou mais cedo, vender as escolas melhores ao sector privado, numa daquelas negociatas em que o Estado perde à grande e ainda fica responsável por pagar ao comprador no caso de o futuro colégio não dar o lucro esperado.
Parece-me - isto é uma opinião pessoal, que desejo fervorosamente que esteja errada - que a  forma como foram entregues as obras, como foram definidas as prioridades (do tipo que escolas precisam mais de obras) e como foram estudadas as ditas obras (em termos, por exemplo, do que virá a custar a manutenção das novas escolas) foi tudo menos transparente.
As duas ministras da Educação do governo anterior (não mancharei o meu teclado escrevendo-lhes os nomes) foram as piores  criaturas a deter a pasta. O actual ministro está a fazer o que pode para se pôr em pé de igualdade com elas.

O que irrita:
Ver a esquerda (na qual cada vez acredito menos, sem por isso ter passado a acreditar na direita) atacar o actual ministro pelo método de tentar, desesperadamente, provar que o anterior ministério e o anterior governo é que eram! Bem sei que o anterior governo era de um partido que se chama socialista, mas era tão de esquerda como eu sou um gato. Defendê-lo fica mal à esquerda, desacredita a esquerda, afasta da esquerda política a esquerda votante. Não é o facto de este governo ser mau que torna o anterior bom, nem mesmo por comparação.
A bandalheira das obras nas escolas é uma gota d'água ao lado do que andam a fazer ao ensino. Bastará que vos diga que, neste momento, poucos professores conseguem ainda ensinar. Mas que porcaria de esquerda é que temos?

Sem comentários: