segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Só com um sorriso amarelo...ou verde!


Deixei de frequentar uma coisa chamada ProfBlog. É demasiado «cratista» para mim. Não sei se gosto mais da afirmação de que as aulas são melhores em turmas com mais de 30 alunos (1), ou das sugestões para a fusão de escolas. Mas, enfim, cada um tem a sua opinião e eu, em religões, não me meto.
Há já muito tempo que lá não passava: como digo, a paixão do autor pelo novo ME é contrária à minha religião... digamos assim.
Hoje carreguei num link e fui lá parar. E dei com um post em que se pretende atacar a protecção do ambiente, a que o autor do blog chama «religião verde»: fiquei a saber então que o autor do blog é dos que dizem que não há qualquer problema ambiental, qual aquecimento global qual carapuça?, é poluir à vontade que Deus ou lá o que é se encarregará de que tudo corra bem. Adiante!
Parece que um director de escola, no Reino Unido, resolveu cortar o aquecimento da escola, numa crise de integralismo ecológico e de suspensão do bom senso, supostamente para salvar o planeta. Claro que é uma tontice. Mas o que o autor não diz é que em Portugal não há esse problema, pois as escolas não têm aquecimento na maioria dos casos e as poucas que o têm, não têm dinheiro para o manter ligado. Aqui estou eu, na minha hora de almoço, gelada até às orelhas, com a mão do rato praticamente paralisada pelo frio, numa sala de professores que tem uma parede envidraçada virada a norte...
(1) Aqui fica a citação, não vão julgar que estou doida:
«E espero também que sejam criadas fortes limitações ao desdobramento de turmas. A minha experiência de 37 anos de docência diz-me que se ensina melhor com turmas grandes do que com turmas demasiado pequenas. A investigação produzida não gerou evidências a favor da associação entre a variável turma pequena e resultados de aprendizagem. No meu local de trabalho, há muitos anos que eu opto por juntar turmas porque há vantagens pedagógicas na lecionação a turmas com mais de 30 alunos. »

Sem comentários: