quinta-feira, 28 de maio de 2009

Depois de muito pensar...

Começo por dizer que não conheço a professora em questão, e não consegui ouvir a gravação integral no site do DN porque os computadores a que tenho acesso não têm som.
Continuo, dizendo que compreendo algumas declarações de pais que fui lendo na Net – cada pai ou mãe pensa nos seus filhos, nos amigos deles, nos miúdos que conhece…
Agora, posto o que atrás fica dito, o que mais me assustou foi a presteza de comentadores televisivos e bloguistas (sabendo que estão a ser gravados e lidos) em considerarem a professora como padecendo de problemas mentais e incapaz de dar uma aula mais que seja.
Como professora há 25 anos, sei que os adolescentes se têm vindo a especializar numa prática em que já eram bastante bons à partida: a arte de puxar pela corda até levar um adulto ao descontrole. Quem, lidando diariamente com adolescentes, nunca teve que reprimir uma vontade violenta de esbofetear um deles, que me venha desmentir.
Tudo o que ouvi dizer à professora de Espinho (era Espinho?) cabe no rol de asneiras que se dizem quando somos levados a perder a cabeça. Se fôssemos gravados sempre que perdemos as estribeiras, calculo que sairiam coisas semelhantes.
Não estranharam o silêncio da turma? Não vos incomoda que uma mãe desse à filha um gravador para que a turma «puxasse» pela professora e a levasse a dizer, para o gravador cuja existência ignorava, coisas de que depois se arrependeria?
Uma professora também é um ser humano. Perde a cabeça, irrita-se, diz coisas que não devia. Estamos todos assim tão certos de que, na mesma situação, teríamos um comportamento irrepreensível?
Muitas vezes, quando os meus alunos estão demasiado barulhentos, ameaço: «Será que tenho que matar um de vocês para exemplo dos restantes?» Eles riem-se e o barulho acalma por uns dez minutos. Imaginem esta frase gravada e passada numa televisão com o rodapé «Professora ameaça alunos de morte».

Sem comentários: