terça-feira, 28 de outubro de 2008

Os burros de carga de acção educativa

Quando eu andei, na escola chamavam-se «contínuos». «Sô Contino» em dialecto de aluno. Havia um em cada corredor, vários no bufete, um na portaria, um no PBX, vários nos recreios, um em cada laboratório... Depois, reduziram-lhes drasticamente o número e passaram a chamar-lhes «auxiliares de acção educativa». Agora, reduzidos ao mínimo dos mínimos, cada um a fazer o trabalho de quatro pessoas, permententemente esfalfados, esgotados de trabalho, proponho que passem a chamar-se «burros de carga de acção educativa», porque é assim que são tratados.
E aqui fica o meu enorme obrigada às auxiliares de acção educativa da minha escola, que me espanto como ainda não caíram para o lado...

2 comentários:

Pedro Fontela disse...

A lógica do reduzir despesas... aliás se estiveres antenta À tv vais reparar que o governo anda a lançar uma série de noticias cá para fora para ver se consegue despachar cada vez mais responsabilidades (limpeza, vigilância, contratação, etc) aos poderes locais ou mesmo aos pais - tudo para evitar gastos e sob o ridiculo slogan da "escola inclusiva" que mais não é que o estado a fugir às responsabilidades.

Zeca Portuga disse...

Por acaso conheço alguns.
Muito mal pagos para o trabalho que fazem, maltratados pleos pelintras dos alunos, mas muito prestáveis e educados... a grande maioria, também "são educadores".