quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pergunto-me...

A propósito disto...
Já ando nesta coisa do ensino vai para vinte e cinco anos. Desde pequena que quis ser professora. Durante muitos anos, gostei muito do que fazia e creio poder afirmar que o fazia bem. Acho que não exagerarei se disser que fui até ao ano passado uma boa professora, talvez mesmo mais do que apenas boa. Tive alunos difíceis e outros nem tanto. Tive alunos muito bons, alunos medianos, alunos a quem quase desesperei de conseguir ensinar fosse oque fosse. Mas quando me sentava a fazer o balanço do ano, ele era sempre positivo - eram mais os alunos que tinham aprendido, que tinham melhorado, que tinham ultrapassado dificuldades do que os que tinham ficado na mesma.
Desde que este ano começou, tenho vindo a duvidar cada vez mais de mim mesma: talvez esteja muito cansada, não sei, mas a ideia que tenho é que continuo a ensinar mas a maioria dos meus alunos recusa-se a aprender.
Quase todos parecem considerar o que aprendem nas aulas como coisa descartável: aprendem hoje, fazem dois exercícios e amanhã jurarão que nunca ouviram falar em tal coisa...
A maioria parece nunca ter feito um esforço na vida.
São um bando de queixinhas: têm computador e projector em todas as salas, mas ora está muito claro ora muito escuro, ora se vê mal ora se vê bem demais, tudo é «uma seca»...
E pergunto-me: é possível ensinar quem não quer aprender?

Sem comentários: